Organização

Roteiro de estudos

Escolha um lugar para estudar, ele deve ser confortável, silencioso e preferencialmente isolado.

Deixe a mão tudo o que for necessário, papel, canetas diferentes, marcadores e fitas, ferramentas específicas (compasso, régua, etc.), material de consulta.

Antes de começar pense em tudo que possa ser útil, lenço para o nariz, água, algo para comer.

Depois do ambiente preparado vá ao banheiro, coloque o celular no silencioso ou se possível no modo avião e pronto, hora de começar!

Os ruídos do ambiente podem ser fontes de distrações, fones de ouvido são úteis para isso, mas também podem ser uma distração ainda maior. Procure uma playlist que te agrade, preferencialmente instrumental. Músicas com vocal podem nos distrair com a letra ou nos convidar a cantar, atividade intelectual não consegue competir com sua música favorita!

Agora, se seu estudo for uma atividade manual ou criativa sua música favorita pode trazer um ritmo positivo para o trabalho.      

Os apps de música têm muitas playlists prontas para o estudo, com certeza uma delas vai combinar com você.

Após 30 min de estudo é importante que você faça uma pequena pausa, pequena! Encher o copo de água, esticar as costas e retornar ao trabalho. Muitas pesquisas têm apontado que nosso cérebro perde a capacidade de foco após 30 ou 40 minutos ficando mais suscetível a distrações. Essas pequenas paradas, 3 ou 4 minutos, possibilitam que o seu cérebro inicie mais um ciclo de atenção.

Isso não é necessário quando o nosso cérebro continua recebendo um estímulo interno de motivação, é o que acontece quando você maratona uma série ou fica horas lendo seu livro favorito, a acetilcolina e a noradrenalina garantem a sua atenção. Isso provavelmente não acontece quando você está estudando logaritmo (pelo menos não no meu caso!).

Quando falamos em tempo de estudo devemos pensar em qualidade e não quantidade. O ideal é que você não exceda 2 horas de estudo de uma só vez. Distribua os momentos de estudo ao longo da sua semana, intercale assuntos que você gosta com aqueles mais desinteressantes.

Se você tem uma meta que cobra um alto desempenho (ENEM, vestibular, concurso ou correr atrás do prejuízo em um ano escolar) o ideal é estudar um pouco pela manhã, um pouco a tarde e um pouco a noite. Para que a sua rotina tenha um resultado positivo é necessário que você esteja bem, uma mente exausta não rende!





Algumas dicas:


Descanse! nos momentos de pausa não pense nas pendências de estudo, sua mente também precisa descansar!


Durma bem! entre 8 e 10 horas por dia é a quantidade ideal. Atenção, pesquisas indicam que o sono de qualidade deve acontecer durante a noite.  
   


Alimente-se bem! Coma alimentos de verdade, fuja dos ultraprocessados. Uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais equilibram o seu cérebro.



Beba água! A desidratação, mesmo leve, pode atrapalhar sua memória e sua capacidade de concentração.


Exercite-se! Além de manter o corpo ativo e saudável, o exercício físico ativa o córtex pré-frontal (responsável pelas funções executivas) e equilibra a produção de neurotransmissores como dopamina, acetilcolina, serotonina, adrenalina e noradrenalina.


Cuida da sua saúde mental! O lazer e as relações sociais são fundamentais para a manutenção de uma rotina de qualidade.

Historiadora, mestre em ensino de História e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia clínica e Educação Especial e Inclusiva. Mãe de Mariana Flor de 5 anos e Antônia Dara de 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.