Leitura

Quantos livros você já leu?

Ler é um remédio perfeito para todos os males, totalmente sem contraindicações. Mas muitas pessoas ainda não descobriram o prazer de se deixar levar por um narrador onisciente, um protagonista misterioso, um crime que precisa ser desvendado ou a emoção de verter lágrimas sobre as últimas páginas de um romance.

Se você ainda não passou por essas experiências, não se preocupe, existem livros para todos os gostos, em diversos formatos, certamente um deles vai encantar você! Pergunte para os seus amigos o que eles têm lido, pesquise se aquela série ou filme que você adora não são baseados em livros.

Comece devagar, um livro curto ou estilos de leitura rápida como contos, quadrinhos, artigos de revistas ou jornais. O ideal é que o hábito de ler seja introduzido em sua rotina diária. Que tal substituir aquela meia horinha vendo as redes sociais por uma leitura? Menos tempo de tela e mais de livro é sempre uma boa troca.   

Você já tentou tudo isso e ainda não conseguiu construir o hábito da leitura? Que tal ler com companhia? Esta é uma forma interessante de mantermos o folego da leitura. É comum que livros não sejam lidos até o fim, para isso grupos de leitura podem trazer um elemento a mais de estímulo. Clubes do Livro funcionam muito bem, além do ânimo do grupo eles promovem um espaço de diálogo entre leitores.

Se um clube não faz muito o seu estilo, você pode convidar um amigo ou familiar para ler o mesmo livro. Assim vocês poderão trocar impressões, compartilhar teorias, até mesmo reclamar de um final morno ou da morte de um personagem querido.

A leitura com companhia pode ser uma boa ideia para pessoas que moram na mesma casa. O livro pode ser compartilhado ou até mesmo lido em voz alta, uma modalidade especialmente interessante para temáticas de aventura e suspense.

Se você já ama os livros e gostaria que todos a sua volta compartilhassem esta paixão, fale sobre o que você está lendo. A melhor forma de estimular alguém a ler é lendo!

Um ambiente com livros e leitores traz benefícios cognitivos, psicológicos e sociais que deveriam estar ao alcance de todos. Apoie as bibliotecas comunitárias, dê livros de presente, compartilhe livros digitais de domínio livre.

Um mundo onde todos pudessem ler, ter acesso a livros e motivação de leitura, certamente seria um mundo melhor!   

Historiadora, mestre em ensino de História e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia clínica e Educação Especial e Inclusiva. Mãe de Mariana Flor de 5 anos e Antônia Dara de 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.