autonomia

Mente Aprendente

A Mente Aprendente é aquela que busca o prazer de aprender. Não é uma habilidade ou uma inteligência, é uma postura perante o mundo. O nosso cérebro aprende, absorve o que está a sua volta, se adapta, desde quando é formado e por toda a sua vida. Aprender é uma característica humana e é na infância e adolescência que ela está em seu momento mais apurado.

Por que então escutamos, de forma tão comum no decorrer da vida escolar, que um sujeito não quer aprender? Por que uma criança é tão curiosa nos primeiros anos de vida e parece que vai perdendo o prazer de indagar ao longo dos anos?

Nunca na história da humanidade se teve acesso a tanta informação e de maneira tão rápida. Mas ainda sim vemos a educação escolar passar por momentos tão difíceis.

Precisamos parar de olhar os estudantes como alunos e percebe-los como Aprendentes que são. O desejo de ver o mundo, de estar e agir nele precisa não penas ser valorizado, mas o ponto de partida de todo o processo educacional, seja ele familiar ou escolar.

O projeto Mente Aprendente foi pensado como um suporte para que o estudante possa expressar os seus desejos frente aos saberes. Para que ele possa de forma autônoma guiar seus interesses, valorizar suas habilidades e se permitir surpreender pelo novo.

Através da escuta, respeitosa e acolhedora, dos desafios vivenciados pelas crianças e adolescentes durante a vida escolar, podemos buscar mecanismos para que escola e família possam dialogar e criar estratégias para a construção de um ambiente que tenha como foco o sujeito Aprendente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.